terça-feira, 7 de junho de 2011

2 - PRÓ-BLOG

O "fato gerador" deste blog foi uma conversa com o amigo João César, Juiz Federal de Marabá. Na ocasião, o mesmo comentou que precisava de um nome para instalar a segunda vara daquela cidade. Como já tinha a experiência de instalação da Subseção de São Sebastião do Paraíso - MG, onde respondi pela titularidade por cerca de quatro anos e meio ininterruptos, coloquei-me à disposição.
Pouco tempo depois, recebi um telefonema de José Alexandre, Juiz Auxiliar da Presidência do TRF, com um convite para instalar uma vara. Também no Pará, mas quatrocentos quilômetros ao sul: Redenção. Não haveria tempo hábil para a promoção do titular da vara antes de sua instalação e, além disso, a vara, por sua localização, tinha algumas necessidades especiais: de difícil acesso e com quadro funcional integralmente composto de servidores com residência em Belém (que fica a cerca de novecentos quilômetros ao norte por uma estrada em péssimas condições), precisaria de um trabalho orientado para a formação de espírito de corpo e boa qualidade de vida dos servidores. Em suma, algo similar ao que  já havia feito em outras ocasiões em que designado pelo Tribunal para atividades predominantemente administrativas: quando instalei a vara de São Sebastião do Paraíso; quando responsável pela equipe técnica de elaboração e implantação do Juizado Virtual da Primeira Região; como presidente da Comissão Nacional de Cálculos dos JEFs do Conselho da Justiça Federal; e na presidência dos trabalhos de seleção da Homepage do TRF1 - atividades desempenhadas em sua maioria no período como Juiz Auxiliar da COJEF.
Uma diferença abissal, contudo, não me escapou logo no primeiro instante: ao contrário das experiências anteriores, desenvolvidas no próspero sul de Minas Gerais ou na Capital Federal, tratava-se de um trabalho a ser realizado numa área remota da qual eu nada sabia. Como pude perceber logo na chegada, tratava-se de uma "amazônia" completamente diferente daquela que conheci quando trabalhei na terceira vara de Manaus, no juizado itinerante de Benjamin Constant - AM, ou por ocasião do itinerante de Santana-AP, o primeiro itinerante fluvial da justiça federal brasileira, presidido pelos colegas Arthur e Anselmo em 2003, ainda na gestão da desembargadora Selene.


Abaixo: Redenção (assinalei no mapa do http://www.mapas-brasil.com/imagens/para.jpg), e algumas das cidades da jurisdição destacadas (São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário