quarta-feira, 15 de junho de 2011

22- D+21 - O Alien do Pará

Vejam bem a descrição que a wikipedia dá de dois seres, um conhecido internacionalmente, o outro que eu só vim a conhecer aqui:

O primeiro "tem no sangue um potente ácido capaz de corroer com o contato qualquer substância com velocidade alarmante."

O segundo "é temido pois dentro dos seus fluidos existe uma substância - a pederina, que em contato com a pele do homem provoca necrose cutânea ... ". Com "a liberação da substância pederina, ocasiona as lesões de inflamação, formação de bolhas e feridas abertas".

O primeiro certamente todo mundo conhece, pois é bem famoso:





Mas o que verdadeiramente aterroriza por aqui é o segundo:

Imagem tirada do site http://alergodermatologia.blogspot.com


Esse estava debaixo do meu travesseiro.


Esse animal é o Potó. O bicho é do tamanho de uma formiga, mas é o terror. Dá uma queimadura de segundo grau, e não tem remédio, só paliativos.
Em Minas Gerais nunca vi. 
É terrível, fica todo mundo em função desse bicho: você não pode parar embaixo de poste de luz; outro dia num restaurante o garçom me recomendou que pegasse outra mesa que não a que escolhera, pois aquela estava cheia de potó... O resultado é que um tanto de gente da vara já foi queimado (o pessoal de Belém não conhecia o potó), e quando a gente vai tomar um chope à noite fica todo mundo desconfiado vigiando pra ver se não tem potó na roupa. E virou rotina sacudir os lençóis toda noite pra ver se não tem nenhum e deixar o ar-condicionado do hotel ligado e o quarto bem frio, pra ver se afasta o indivíduo. Semana passada mesmo tinha um embaixo do meu travesseiro, e ontem na minha cama.
Já levei uma pequena queimadura no braço e uma na mão, provavelmente matando um dos bichos.
Apesar de nós que chegamos agora acharmos um absurdo, o pessoal daqui encara numa boa...
O bicho é lendário, sendo que já achei até uma crônica sobre ele: "Potó, o Besouro do Cão", de autoria do filósofo Wilson Correia.
Há também uma notícia no site da globo.com: "Infestação de potó causa transtornos em Imperatriz, no Maranhão".

Quem tiver estômago pra ver fotos das queimaduras e mais informações, dê uma olhada na matéria "Potós Aterrorizam a Cidade". É só seguir o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário