sábado, 11 de junho de 2011

13- D+9 - ELDORADO DOS CARAJÁS E OS SEM TERRA - Domingo, 29 de maio de 2011


Segundo a Wikipedia, "O Massacre de Eldorado dos Carajás foi a morte de dezenove sem-terra que ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, Brasil decorrente da ação da polícia do estado do Pará.
Dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia PA-150, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado.O Monumento Eldorado Memória, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para lembrar as vítimas do massacre dos sem-terra, inaugurado no dia 7 de Setembro de 1996, em Marabá, foi destruído dias depois. Um dos líderes dos sem-terra do Sul do Pará afirmou que a destruição foi encomendada pelos fazendeiros da região."


Domingo pela manhã deixamos Parauapebas em direção a Eldorado dos Carajás, onde seguiríamos para a "curva do S", onde ocorreu o chamado "massacre de Eldorado dos Carajás". No local, imensos troncos de madeira colocados pelos sem terra formam um sinistro stonehenge, com um memorial no centro do círculo.



Trecho próximo ao trevo de entrada na cidade.

Durante todo o trecho entre Eldorado e Redenção vê-se os acampamentos de sem-terra. Sempre próximo à entrada de alguma fazenda, são casas de palha formando pequenas vilas, com placas na entrada indicando o nome do acampamento.



Acampamento sem-terra. À esquerda, entrada de fazenda com placa arrancada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário