terça-feira, 7 de junho de 2011

4 - D-1: Chegada a Marabá - 19/05

Chegamos a Marabá no dia 19/05. Viemos eu e Álisson (meu Oficial de Gabinete e braço direito em todos os projetos citados anteriormente, foi Secretário Executivo da Coordenação dos Juizados Especiais Federais - COJEF do TRF1 em Brasília por duas gestões e integrou a comissão de estruturação da justiça federal).
O Pará é um dos poucos estados da 1ª Região que eu ainda não conheço.
Do aeroporto fomos direto para a Justiça Federal.
A caminho passamos pela sede do INCRA, invadida pelo Movimento dos Sem-Terra. Contrastando com a beleza do prédio novo da Subseção de Marabá, logo ao lado, cabanas com sem-terra acampados em condições subumanas de higiene. Crianças maltrapilhas brincando em frente à Justiça Federal.

No mesmo avião veio o colega Carlos Henrique Haddad, que será responsável pela instalação da 2ª Vara de Marabá. Carlos Henrique, na minha opinião um dos mais brilhantes administradores do quadro dos colegas juízes federais, vem também para inaugurar o prédio novo, para cuja existência foi decisivo: sozinho, foi ao Congresso Nacional e conseguiu os cerca de quatro milhões de reais para a construção. Sei bem das dificuldades que enfrentou, pois passei pelo mesmo e não tive sucesso: na mesma época tentei obter recursos para a sede própria em São Sebastião do Paraíso e, após obter o terreno e uma janela orçamentária, o Deputado Carlos Melles chegou a oferecer algo em torno de dois milhões de reais para o prédio; contudo, não dispunhamos dos recursos restantes, e não pudemos reter os recursos.

A cerimônia ocorreu no belíssimo auditório do prédio novo, que foi inaugurado junto com a segunda vara de Marabá.

À noite, fomos João César e eu tomar um chope à beira do rio Tocantins.

Pesquisando para o blog, descobri que a ASCOM já colocou o VÍDEO INSTALAÇÃO MARABÁ E REDENÇÃO no Youtube. Fala da cidade e das características das ações sob jurisdição da vara, mostra fotos da inauguração da Subseção há quinze anos. Muito legal, vale a pena acessar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário