terça-feira, 7 de junho de 2011

1 - O BLOG "SEMENTE DE JUSTIÇA": REGISTRO HISTÓRICO DA INSTALAÇÃO DE UMA VARA FEDERAL NA AMAZÔNIA PARAENSE

A criação de um diário da instalação da Vara Federal de Redenção foi sugestão do amigo Nazareno César, Juiz Federal de Picos-PI; a idéia de fazê-lo como blog surgiu quando vi por acaso a revista "Dicas Info" deste mês, com o título "Blogs & Cia.".
Afinal, serviria a um triplo propósito: prover os colegas que passarão pela mesma situação de algo que possa servir como um roteiro básico de instalação; dar um feedback às equipes administrativas responsáveis pelo planejamento e logística das varas; e, por fim, fazer um registro histórico da instalação de uma Subseção da Justiça Federal em região de difícil acesso.
Para atender ao primeiro objetivo, relatarei a rotina e as dificuldades diárias, bem como as providências tomadas, e disponibilizarei cópias dos ofícios expedidos e portarias editadas.
Em segundo lugar, nessa fase inicial - em que tudo ocorre muito rápido e os fatos se atropelam -  é essencial que se oficie diariamente ao Tribunal de maneira a possibilitar que a equipe administrativa tome ciência em tempo real das necessidades e que a comissão de estruturação das varas aperfeiçoe seu modelo. Por isso, darei notícia dessa comunicação.
Por fim, traçarei impressões pessoais sobre os eventos e postarei, por vezes, o que se lê nos jornais locais e o que se escreve na mídia nacional sobre essa região do Norte do Brasil. Afinal, como um dia disse Alexandre Herculano em suas "Cartas Sobre a História de Portugal: "A história não é só cronologia. A história pode comparar-se a uma coluna polígona de mármore. Quem quiser examiná-la deve andar ao redor dela, contemplá-la em todas as suas faces."
Em tempo: dedico esse diário aos valorosos servidores/desbravadores da Subseção Judiciária de Redenção - PA, os reais jardineiros desta semente de justiça que hoje a Justiça Federal planta nesta região do Brasil.
Esclarecimentos: Logo que cheguei passei a registrar à moda antiga (num caderno) os eventos; a partir de hoje passo a lançá-los neste web log (ou, simplesmente, blog). Para os registros passados referirei a data no título do post; a partir de amanhã tentarei postar diariamente, quando o trabalho permitir. 
Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário