quinta-feira, 23 de junho de 2011

30 - D+33 - O MISSIONÁRIO E OS KAYAPÓ - quarta-feira, 22 de junho de 2011




A primeira sentença, que teve por objeto um conflito de interesses entre índios e não-índios, despertou meu interesse pela questão. 
Já tendo atravessado o sul do estado do Pará com a presença constante dos acampamentos de Sem-Terra, resolvi conhecer um pouco da realidade indígena da região.
Agendei uma visita ao Centro de Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Conceição do Araguaia em Redenção.
Os trabalhos são tocados pelos Xaverianos Padre Renato Trevisan, de Vicenza, Itália; Padre Saul Ruiz Álvarez, México; Irmão Raymundo Camacho, com a ajuda das irmãs Clarissas, de Belo Horizonte.
O Centro funciona como um ponto de apoio para os Kayapós em Redenção, fornecendo tanto abrigo quanto orientação, suporte multimídia, inserção digital, palestras e espaço para celebrações.
Pe. Renato é italiano do Vêneto (Vicenza), e está no Brasil desde 1950 realizando o trabalho missionário junto aos índios. Era amigo e confessor da irmã Dorothy Stang, missionária assassinada com seis tiros em 2005.
Ao saber que era Xaveriano, perguntei se conhecera o professor Batista Mondin, autor de livros de antropologia filosófica e teologia filosófica nos quais estudei na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte, e foi uma grata surpresa saber que Pe. Renato foi aluno e amigo do brilhante escritor, e me contou de passeios memoráveis de bicicleta pelos Alpes italianos.


Padre Saul , mexicano, é o segundo da esquerda para a direita; pe. Renato o último à direita.

Aqui representada a origem do povo Kayapó: "Há um mundo celeste do qual provém a humanidade. Os primeiros seres humanos que chegaram à Terra vieram de lá por uma longa corda, qual formigas por um tronco. Isto foi possível porque um homem viu um tatu e o seguiu até que entrou num buraco, que depois foi usado pelas pessoas para vir a este mundo. Também as plantas celestes baixaram do mundo celestial quando a filha da chuva brigou com a mãe, desceu a este mundo e foi acolhida por um homem, a quem entregou as plantas." Wikipedia

Cacique Pangra da aldeia KRE'APARI - último à direita




http://redeimprensalivre.blogspot.com/


Um comentário: