quinta-feira, 23 de junho de 2011

29- D+32 - Conhecendo o INSS local - terça-feira, 22 de junho de 2011


Na terça-feira pela manhã fui incógnito ao posto do INSS.
As ações previdenciárias frequentemente ultrapassam sessenta por cento do acervo total da vara, e as reclamações de atendimento são frequentes. É importante que o "INSS" não seja apenas uma imagem abstrata na cabeça do juiz. 
Dessa forma, como sempre faço, fui "à paisana" ao posto local do INSS, onde permaneci por cerca de uma hora observando a rotina interna. 
A rotina atual, que é a do agendamento pela internet, realmente melhorou muito as coisas. Não estava muito cheio, e as coisas corriam regularmente. 
Voltei para a justiça.

Sala de espera de atendimento no Posto do INSS em Redenção  - PA



Logo que cheguei à Vara tive uma conversa com os servidores, principalmente sobre a administração do tempo que terão de passar até poderem concorrer a uma remoção, que é de três anos. 
Contudo, quatro servidores chegaram alguns dias depois, e não tive oportundidade de conversar com eles. 
Passado quase um mês, percebo que não deveria ter negligenciado essa conversa, pois esses servidores nitidamente têm tido mais dificuldades de adaptação e ainda não estão tão integrados com a equipe. 
Tivemos uma ótima reunião, de mais de uma hora, na qual repassei as experiências que eu mesmo tinha tido enquanto fora de casa em virtude da posse como juiz, e trocamos umas idéias.
O pessoal ficou animado; a conversa valeu a pena.
Estou fortemente convencido de que o colega que for instalar uma vara não pode prescindir dessa troca de experiências. 

OFÍCIOS E PORTARIAS:

OFÍCIO/GABJU nº 040 de 2011: solicitou chaves para acesso ao Sistema de Benefícios - SISBEN, ao Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS e às Tabelas Corporativas do Ministério da Previdência Social. 
OFÍCIO/GABJU nº 041 de 2011: solicitou informações acerca da previsão de entrega do veículo da subseção. 
OFÍCIO/GABJU nº 042 de 2011: elogiou o servidor Ramiro Barros de Castro.
OFÍCIO/GABJU nº 043 de 2011: Solicitou o deslocamento dos servidores Gleyce e Weclei para treinamento administrativo na Sede. 

PORTARIA 011/2011: Instituiu o Comitê Local do Programa de Qualidade de Vida e Bem Estar dos Magistrados e Servidores do TRF1 - PRO-BEM de Redenção.


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