segunda-feira, 13 de junho de 2011

18- D+15 - RIOS ARAGUAIA E TOCANTINS - CONHECENDO A REGIÃO

Continuando no meu propósito de conhecer ao máximo a região em minha curta estadia, parti com Álisson e Rafael, um amigo de infância de Belo Horizonte que passou por Redenção a trabalho, em direção a Conceição do Araguaia, que fica a cerca de cem quilômetros de Redenção, às margens do Rio Araguaia, na divisa dos estados do Pará e Tocantins.
A pequena cidade é chamada de "Portal da Amazônia", um marco revelador de uma triste realidade: a amazônia pode já ter começado ali; entretanto, a floresta amazônica que um dia deu o nome à região só a veríamos trezentos quilômetros ao norte, através de uma paisagem de pastos a perder de vista.
Em Conceição do Araguaia almoçamos no Hotel Tucumã, destino tradicional de pescadores, e paramos para um bate papo no restaurante flutuante do Zé Piranha.



Conceição é o "Portal da Amazônia". Mas floresta amazônica não há mais.

Rio Araguaia




Aos finais de semana moradores da região praticam esportes náuticos.




P.S. Dos grandes rios do Norte já conhecia o Amazonas, o Negro e o Solimões. Tendo conhecido o Araguaia, ainda tive a sorte de conhecer o rio Tocantins, numa bela travessia de balsa, já no estado que lhe empresta o nome, em direção a Palmas. No caminho saí de Redenção rumo ao leste, passando sobre o rio Arraias do Araguaia até Conceição do Araguaia, cidade que já fica na divisa com o estado de Tocantins, traçada pelo rio Araguaia. Em Tocantins passei por Couto Magalhães, Pequizeiro, Colméia, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Rio dos Bois, Miranorte. Em Miracema do Tocantins há uma bela travessia de balsa sobre o rio Tocantins, e a partir daí chega-se a Tocantínia e Lajeado, já dentro da Reserva Biológica Serra do Lajeado, num belo caminho às margens do rio Tocantins até chegar a Palmas:


A caminho de Palmas




Ponte sobre o rio Araguaia
 
Balsa na travessia do belíssimo rio Tocantins


A Transbrasiliana faz o trecho Marabá-Palmas. Sem ar-condicionado.

Ponte sobre o rio Tocantins, já em fase de conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário