quarta-feira, 16 de novembro de 2011

31 - D+33 - O ÚLTIMO DIA

SITUAÇÃO DA VARA
#O link tem causado sérios prejuízos, e estamos encontrando grandes dificuldades para a realização das rotinas mais básicas: ainda não conseguimos enviar nenhuma resenha para publicação, pois o sistema trava quando se tenta concluir a rotina. Ao emitir relatórios são necessárias algumas tentativas, e o travamento do sistema não é incomum. O mesmo problema no preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis no site do Tribunal.
#Veículo com defeito.
#532 processos em tramitação, com doze ações atermadas e 63 senhas distribuídas. Processos da Justiça Estadual ainda não recomeçaram a chegar.
OFÍCIOS:
OFÍCIO/GABJU/Nº 045/2011 E 046/2011, ao Presidente do Tribunal e ao Diretor do Foro, informando dos prejuízos aos serviços em razão do link limitado.



 Já são quatro horas da tarde e em uma hora pego o vôo para Marabá, de onde voarei para Belo Horizonte pela manhã. Ainda há muita coisa para assinar, então vou direto da JF para o aeroporto.
O pessoal da vara vai até o aeroporto para a despedida. Embarco no pequeno avião da Sete. Sobrevôo, provavelmente pela última vez, a bela paisagem do sul do Pará, onde pequeno tufos de verde escuro testemunham que toda aquela imensidão de pastos uma vez já foi floresta amazônica. Tanto por construir, tudo por criar... Salta aos olhos: aqui o Brasil pulsa, aqui o Brasil avança com passos conflituosos mas decididos em direção à sua inserção econômica no grupo das grandes nações. No caminho desses passos, florestas e pecuaristas, madeireiros e índios, mineiradoras e ambientalistas, usinas e bichos. Virá o progresso econômico acompanhado de progresso civilizatório?
Certo é que a Justiça Federal - a Justiça do Brasil -, através da Vara de Redenção, das Varas de Marabá e dos demais enclaves judiciários nessa enorme porção verde do país que, até há pouco, era uma "terra de ninguém", terá um papel determinante no destino do Brasil, cujo futuro passa por essa fronteira de desenvolvimento.
De minha parte, deixo um testemunho histórico; para os colegas que enfrentarão o desafio de instalação de uma subseção judiciária, se nele encontrarem alguma utilidade, deixo um roteiro com o caminho que achei mais adequado trilhar para plantar uma semente de justiça.
Abração a todos.
Bruno